Se você é psicóloga ou psicólogo e está pensando em abrir seu próprio negócio, provavelmente já ouviu falar sobre a importância de abrir um CNPJ. No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios que isso pode trazer, este artigo é para você.
Neste texto, vamos falar sobre as vantagens de abrir um CNPJ para sua clínica de psicologia em comparação com o recolhimento de forma autônoma (profissional liberal). Vamos abordar as questões dos impostos, da burocracia e da possibilidade de contratar outros profissionais para trabalhar em sua clínica. Vamos lá!
Impostos
Ao abrir um CNPJ, o psicólogo/psicóloga passa a recolher impostos de forma diferente do que faria como autônomo. Enquanto o autônomo precisa pagar uma alíquota fixa de 20% de INSS sobre seus rendimentos, deve também recolher imposto de renda, que varia de 7,5% a 27,50% e ISS. Já no CNPJ te permite escolher o regime tributário mais adequado para cada caso. Vamos falar um pouquinho sobre dois que acredito ser mais vantajoso para você.
O Simples Nacional é uma opção interessante para muitos psicólogos e psicólogas que estão começando seu negócio. Ele oferece uma tributação simplificada, com uma alíquota única que varia de acordo com o faturamento mensal. Além disso, ele engloba diversos impostos em uma única guia de recolhimento, o que facilita bastante o processo.
Outra opção é o Lucro Presumido, que também pode ser vantajoso em alguns casos. Nesse regime, o imposto é calculado sobre uma margem de lucro já estabelecida, essa opção pode ser mais interessante para clínicas que possuem um faturamento mais alto.
Lembrando que, o psicólogo/psicóloga ou a clínica não podem ser MEI.
Burocracia
Abrir um CNPJ pode parecer burocrático e complicado, por isso nós da RVT estamos aqui para tranquilizar e resolver esse processo para você de forma pratica e objetiva.
Além disso, com um CNPJ, o psicólogo pode emitir nota fiscal, o que traz mais segurança jurídica para o negócio.
A possibilidade de contratar outros profissionais
Ao abrir um CNPJ, o psicólogo pode contratar outros profissionais para trabalhar em sua clínica. Isso pode ser muito interessante, tanto para ampliar o atendimento, aumentar os lucros ou para dividir as despesas do negócio. No entanto, é importante lembrar que, nesse caso, é preciso cumprir com todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como registro em carteira e recolhimento do INSS.
Conclusão
Como você pode ver, abrir um CNPJ pode trazer diversas vantagens para você que está pensando em abrir sua própria clinica Além de permitir a escolha do melhor regime tributário, ele também oferece a possibilidade de emitir nota fiscal, contratação de outros profissionais e o mais importante economia de impostos.
No entanto, é importante lembrar que cada caso é único, e é preciso analisar com cuidado as especificidades de cada situação. Por isso, conte conosco nessa jornada, estamos te esperando para montar seu melhor planejamento, para minimizar ao máximo seus custos.